quarta-feira, 13 de abril de 2016

Dicas para organizar seu próprio casamento

Se você é uma aventureira que decidiu organizar você própria o seu casamento, esse post é para você! Porém, vale um aviso: não é à toa que existem pessoas especializadas nesse trabalho. Organizar um casamento não é tarefa fácil, exige tempo, trabalho, pesquisa e muita dedicação, pois são muitas coisas envolvidas.

Mas, se ainda assim você está a disposta a isso, seja por economia, seja por vontade de colocar a mão na massa, não se preocupe. Estamos aqui para ajuda-la!
Vamos às dicas?


Especialize-se no assunto
Casamento é uma vez na vida (pelo menos é o que a gente espera quando está casando) e, por isso, você não vai querer que um monte de coisas dê errado para que você possa ficar lembrando o resto da vida sobre como poderia ter sido diferente.

Por isso, não brinque com esse momento. Vale a pena estudar bastante o assunto. Hoje em dia diversos cursos que te ensinam o passo a passo estão disponíveis. O curso “como planejar um casamento”, da Larissa, por exemplo, é uma excelente opção.

Não subestime a experiência de profissionais que já erraram e estão vacinados contra a maior parte dos problemas que podem acontecer em uma celebração como essa.

Planeje cada etapa
Um casamento envolve várias etapas, e geralmente cada uma delas exige um fornecedor diferente. 

Por isso, a primeira coisa a ser feita é escrever os principais fornecedores a serem contratados e começar a solicitar orçamentos para se ter uma ideia do custo.

Para ajuda-las, segue uma lista dos principais serviços a serem contratados:
·       
Cerimônia: igreja/templo ou celebrante
·       Local
·       Comida e bebidas
·       Decoração
·       Recordações (foto e vídeo)
·       Vestido e acessórios para a noiva / Terno para o noivo
·       Convites

Esses são os básicos, que não podem faltar. Porém, lembre-se que existe um mercado gigantesco com diversos serviços que costumam encantar os noivos. Por isso, é preciso orçar os principais serviços e deixar uma folguinha no orçamento para alguns supérfluos que vocês façam questão. Veja aqui outras dicas para economia no casamento.

Personalize sua celebração
Uma das grandes vantagens de se planejar o próprio casamento é poder deixa-lo com a sua cara. Por isso, aproveite essa oportunidade para personaliza-lo o máximo possível. Assim, seus convidados se sentirão honrados por participar de algo tão íntimo e importante para o casal.

Uma ideia bem legal é apostar em discursos de casamento. Noivos, pais e padrinhos podem enriquecer a cerimônia ou a recepção dizendo palavras emocionantes sobre os noivos e a importância daquele momento. Se você não tem muita criatividade para criar seus próprios discursos, veja modelos de discurso de casamento aqui.

Conte com a ajuda de familiares e padrinhos
Antigamente, padrinhos eram convidados aos montes, e nem sempre eram pessoas íntimas e próximas do casal. Além disso, essas pessoas se limitavam a comparecer na igreja na hora marcada.

Hoje em dia isso ainda é uma realidade, mas vem mudando muito. Cada vez mais os convites para padrinhos são feitos para pessoas realmente especiais, as quais colocam a mão na massa junto com os noivos.


Por isso, convide para padrinhos pessoas que valem a pena, e que estarão sempre disponíveis para ajudá-la no que for necessário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário